segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Partizan - Belgrado, Sérvia

O Klub Fudbalski Partizan, ou em português Partizan Belgrado ou Partizan de Belgrado  é um dos principais clubes de futebol da Sérvia. Sua sede fica na cidade de Belgrado, capital do país, tendo sido fundado em 4 de outubro de 1945, como um time militar do Exército Popular Iugoslavo (JNA).
Partisan era o nome do Exército Popular da Libertação da Iugoslávia, que lutou na Segunda Guerra Mundial contra as forças do Eixo nos Bálcãs.
Tem como seu principal rival o Estrela Vermelha. O clássico, considerado como a maior rivalidade do país (e uma das mais violentas da Europa), é conhecido como Clássico Eterno.
Manda seus jogos no Estádio Partizan (Stadion Partizana), apelidado de O Templo, que tem capacidade para 32.887 espectadores. O estádio também é conhecido como Stadion JNA (Estádio do Exército Popular Iugoslávo). O estádio foi herdado do antigo BSK Belgrado, que se extinguiu durante a guerra, e formou posteriormente o atual OFK Belgrado.
As cores do clube são preto e branco, e por causa disso seus torcedores são conhecidos como Coveiros (Grobari, em sérvio). Porém, nos primeiros treze anos, quando fazia parte do Exército, utilizava as cores azul e vermelho (seu uniforme reserva atual).
Desde a dissolução da Iugoslávia, é o clube com maior número de títulos do campeonato nacional (venceu 9 de 17 edições, contra 7 do Estrela Vermelha).
Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário